Turma: AE1a.
Turmas de aplicação: 1º, 3º, 4º e 5º anos
das séries iniciais.
Prof.ª Diana de Castro
Prof.ª Diana de Castro
Objetivo
Geral:
- Promover atividades voltadas à narração de
histórias, leitura e escrita em sala de aula, através de situações lúdicas e integradas à comunidade escolar,
tendo como tema os personagens de Monteiro Lobato e a cultura indígena.
Objetivos:
- Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras;
- Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;
- Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e
sente vontade;
- Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos
colegas;
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita;
- Conhecer diferentes culturas a partir do repertório literário,
valorizando e respeitando a diversidade entre os povos.
Introdução:
Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos
grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações
e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”,
Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas
produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse
crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países.
Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté
o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória
coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho
conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos
demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato
conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a
divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios
de forma descontraída, como a diversidade socioculturais.
Justificativa:
Conhecer a obra de Monteiro Lobato
deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país.
Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo
Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e
contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa
literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir
mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-Pau Amarelo
foi uma maneira que encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso
escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.
Com a proposta de trabalhar
para a formação de sujeitos críticos, inventivos e comprometidos socialmente,
precisamos superar o modelo de escola que vive de atividades caracterizadas por
repetições e padronizações rígidas, desenvolvendo nas crianças a curiosidade, a
solidariedade e a afetividade. Desse modo, a convivência e o trabalho com a
diversidade, com textos para leitura de múltiplas origens e com outras formas
de expressão, além da linguagem verbal, podem contribuir muito.
O projeto comemorando com o Sítio do Pica-Pau Amarelo é uma oportunidade
para possibilitar uma visão mais abrangente do mundo em que vivem, para
constituir alunos que experimentam as infinitas capacidades de criar, imaginar
e transformar a realidade em que estão inseridos, vivendo situações em que
assumam o papel de leitores.
Desenvolvimento:
O corpo discente do AE1a,
organizado em grupos, realizarão
atividades lúdicas utilizando a interdisciplinaridade com as turmas das séries
iniciais, motivando a leitura e trabalhando com a diversidade cultural.
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