domingo, 24 de agosto de 2014

Projeto: “Reflexão e ação” na construção ideológica e cultural.


Turmas: 116/117 - Curso Normal - 2014

Professores: Ana Flávia Amaral, Camila Silva, Carmem Lopes, Diana de Castro, Eliane Altnetter, Eutília Greco Xavier, Lilian Braun, Lisete Tofel Lussani, Dânia Mras e Neiva Uritz.

Disciplinas envolvidas no projeto: Inglês, História, Língua Portuguesa, Filosofia, Literatura, Artes, Física, Química e Seminário Integrado.

Objetivo geral: Refletir e analisar, na visão Positivista de Comte, os monumentos históricos encontrados nas principais praças do centro de Porto Alegre, e descrever, factualmente, os objetos que fazem parte do acervo do Museu Júlio de Castilhos, objetivando a ampliação da cultura individual dos alunos do Curso Normal.
Objetivos específicos:
Ø  Conhecer e analisar os principais monumentos históricos e arquitetônicos do centro de Porto Alegre, utilizando-se da teoria Positivista de Auguste Comte.
Ø  Refletir e descrever factualmente os objetos em exposição no Museu Júlio de Castilhos, identificando-os como bens culturais importantes para a formação social.
Ø  Fotografar todos os caminhos percorridos, destacando os monumentos históricos das praças e os prédios com características positivistas, utilizando-os como materiais para a produção dissertativa.
Ø  Elaborar e organizar blogs, objetivando a ampla exposição das atividades realizadas no decorrer do projeto.
Desenvolvimento:

1ª etapa: Elaboração individual dos blogs pelos alunos. (agosto)

2ª etapa: Visitação guiada no Museu Júlio de Castilhos, paralelo a visualização dos monumentos históricos e arquitetônicos, com acompanhamento das explicações de um folder organizado pelos professores. (setembro)
·         Turma 116, visitação no Museu marcado para o dia 10/09 às 15h30min.
·         Turma 117, visitação no Museu marcado para o dia 11/09 às 15h30min.

3ª etapa: analisar e descrever sobre os objetos encontrados no Museu, destacando sua história (alguns objetos serão trabalhados na aula de Física), e sobre os monumentos históricos e arquitetônicos fotografados pelos alunos, utilizando a teoria positivista de Comte (setembro/outubro).

Avaliação: Serão realizadas análises, por escrito, das imagens fotográficas feitas pelos alunos. Na área das linguagens (Artes, Língua Portuguesa, Literatura e Inglês) será avaliado a correção dos textos escritos, a qualidade das fotografias e o uso da conotação dos textos com caráter literário.
             Na área das Humanas (História e Filosofia) serão analisadas as mesmas imagens desenvolvendo textos comparativos com as ideologias estudadas nos textos de Auguste Comte (Positivismo), e os fatos históricos relatados nos objetos encontrados em exposição no Museu Julio de Castilhos.
             Na área das Ciências da Natureza ( Química e Física) serão analisados o efeito do tempo e da ação da chuva nos monumentos expostos nas praças de Porto Alegre; e também avaliados os efeitos dos produtos químicos nas pichações, na Química. Na Física será avaliado os objetos  em exposição do Museu, na intensidade da força exercida para a realização das tarefas as quais se destinavam.

“Os prédios positivistas do centro de Porto Alegre pertencem a nós, porque contam uma importante fase da História do Rio Grande do Sul, da consolidação desse estado. Levar os alunos até estes locais pode ser um bom meio de discutir essa consolidação.” (Rafael Burd)

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